Bateria Auxiliar AGM Power Line - Campismo - Campinet
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Bateria Auxiliar AGM Power Line
Preço exclusivo Online


  • Bateria Auxiliar AGM
  • Eletrólito líquido cativo
  • Isento de manutenção
  • Tensão nominal: 12,8V

175.00386.50   IVA incluído

Bateria Auxiliar Power Line AGM 100Ah
Bateria Auxiliar Power Line AGM 120Ah
Bateria Auxiliar Power Line AGM 140Ah
Bateria Auxiliar Power Line AGM 80Ah
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Bateria Auxiliar Power Line AGM 120Ah

Armazena a eletricidade produzida pelo alternador do motor, pelo painel solar e pelo carregador de bateria quando a autocaravana está conectada a 230 V e a redistribui quando necessário. A tecnologia ‘AGM’ permite taxas de descarga de até 100% da capacidade da bateria para aproveitar o máximo de energia disponível. Impermeável (resistente à água e poeira) e sem manutenção (baixa auto-descarga: 1 a 3% ao mês).Protegida contra variações de pressão e projetada para evitar o acúmulo de gás no interior da bateria.
Tensão limite de descarga: 10,6 V. Taxa máxima de descarga. : até 100%. Número de ciclos garantidos: 250.
Capacidade real 128 Ah. Dimensões (LxAxP): 410 x 227 x 176 mm.

Adaptadores incluídos para fixação de grampos terminais de aperto automático e grampos terminais borboleta. Estas baterias estão isentas de manutenção, não é necessário serviço de oficina!

Bateria Auxiliar Power Line AGM 120Ah

Como escolher a bateria para a sua autocaravana?

Para viver de forma independente a bordo de uma Autocaravana ou Campervan, a bateria é um acessório essencial. Ele armazena a eletricidade produzida pelo alternador do motor, o painel solar e o carregador de bateria quando a Autocaravana está conectada a 230 V e a redistribui quando necessário. Mas a escolha de sua bateria é por vezes um pouco complexa porque existem tantos tipos e a variedade é extensa. Então, como fazer a escolha certa?

A escolha deve ser feita com base em:

  • uso (auxiliar, motor),
  • uso (ocasional, regular ou intensivo),
  • consumidores utilizados,
  • a desejada autonomia
  • e necessariamente (e acima de tudo!) dependendo do orçamento estimado.

 

De fato, em termos de eletricidade em vans (como em outros lugares), não faz sentido investir demais. Por natureza, uma rede elétrica pode ser facilmente melhorada, por exemplo, com a adição de um painel ou a substituição de um carregador mais potente.

Outros parâmetros mais “periféricos” também são levados em consideração: o espaço disponível, os equipamentos já instalados (tanto na carga quanto nos consumidores), etc.

Neste arquivo vamos explicar-lhe:

  • Como escolher a bateria certa de acordo com seus consumos
  • Vida útil das baterias auxiliares disponíveis no mercado
  • Conectando uma segunda bateria no habitáculo
  • Escolha entre a bateria AGM, GEL ou Lítio

Mas antes, alguns detalhes sobre a descarga lenta, o que é e para que serve…

 

Bateria de Van: Um pouco de esclarecimento lexical!

Geralmente quando procuramos uma bateria para a sua Autocaravana ou camião transformado, preferimos pensar na bateria auxiliar (a dos consumidores de conforto), falamos também em bateria secundária , serviço ou bateria de célula : tudo isso é a mesma coisa.

 

Descarga lenta, o que é?

Nas baterias auxiliares, encontramos o termo “descarga lenta”, mas o que significa?

O termo descarga lenta não significa que uma bateria desse tipo descarregará menos rapidamente; mas que é projetado para isso ! Explicações: uma bateria de motor é projetada para fornecer muita corrente ao motor de arranque por um momento T para girar o motor para que ele dê arranque, os picos de corrente são então significativos, mas isso dura apenas alguns segundos no máximo. Uma bateria de arranque do motor é, portanto, desenvolvida para enviar muita corrente elétrica, mas por um período muito curto.

 

Uma bateria de descarga lenta para uso auxiliar

A descarga lenta é exatamente o oposto! Ele é projetado para enviar muito pouca corrente, mas por um longo tempo , por isso é perfeito para uso “auxiliar” com consumidores que exigem baixa corrente: bomba de água, frigorífico, iluminação, etc.

Portanto, não deve ser usado para dar arranque no motor da van, pois não suportaria o choque. Idem para uma bateria de motor, o uso auxiliar a desgastaria rápida e irremediavelmente.

 

Bateria auxiliar para autonomia da carrinha convertida em autocaravana
bateria auxiliar ou bateria de arranque para carrinha montada

Bateria auxiliar e bateria de arranque: qual a razão da diferença de custo?

É por todos os motivos mencionados anteriormente que as baterias de arranque não devem ser utilizadas como auxiliares, caso contrário terão de ser substituídas todos os anos (espero!). E isso apesar do custo significativamente menor das baterias de partida.

Como explicar essa diferença de custo? É bastante simples, primeiro as baterias de serviço são tecnologicamente muito mais avançadas . Por fim, a produção é imensamente menor do que as baterias de partida clássicas encontradas nos carros.

 

Baterias mistas: a solução apenas para dispositivos grandes

No entanto, existem tipos “mistos” no mercado , como o AB POWER  para uso tanto como auxiliar quanto como starter, esta solução é boa para alimentar grandes aparelhos de 12 V que não são encontrados em vans montadas em autocaravanas. Melhor ignorar esse cara nesta área.

 

Qual bateria auxiliar escolher para sua van?

Calcule o seu consumo

O primeiro passo antes de calibrar uma bateria é fazer um balanço do consumo . Você precisa saber qual é o seu consumo de eletricidade ao longo de um dia durante suas estadias em uma van equipada.

Aqui está uma tabela para ajudá-lo a calcular seu consumo de eletricidade a bordo :

 

ConsumidoresPotênciaCorrenteUse em H mais de 24 horasConsumo
wattsAmperesAh/h
Aparelho 1
Aparelho 2
Aparelho 3
Aparelho 4
Aparelho 5
Aparelho 6
Aparelho 7
TOTAL

NOVO

O resultado obtido, portanto, dá-lhe o seu consumo ao longo de um dia em Ah (ampere hora). A capacidade de uma bateria de serviço também é dada em Ah.

 

Algumas explicações com a bateria EM 90 Ah AGM

Se, por exemplo, seu saldo de consumo for de 50 Ah/dia, terá então uma autonomia de um dia com uma bateria de 100 Ah. De fato, diz-se que uma bateria (exceto lítio) realmente tem 50% de sua capacidade nominal disponível. Ou seja, para um modelo de 100 Ah, realmente temos 50 Ah disponíveis para abastecer nossos aparelhos.

 

Bateria Auxiliar Power Line AGM 120Ah

Bateria AGM, GEL e Lítio: capacidade e vida útil

Nestas condições ideais de uso, a bateria manterá sua capacidade por muito tempo e o número de ciclos será melhorado. Uma bateria AGM com manutenção adequada, usada dessa maneira, dura de 5 a 6 anos e uma bateria de GEL, de 6 a 8 anos.

Alguns aumentam essa capacidade disponível para 75% (fabricantes de autocaravanas, por exemplo), mas desaconselhamos fortemente para preservação da bateria. Para baterias de Lítio cujo desempenho é muito bom, é necessário contar 95% da corrente realmente disponível (sim! é top de linha).

Conte também os aparelhos que serão adicionados posteriormente

Então agora dispõe dos seus consumos (cuidado para planejar se pretender adicionar outro aparelho num futuro próximo, é melhor contá-lo imediatamente). Dependendo da autonomia desejada, poderá calibrar a bateria.

Para colocar de forma simples e rápida, como regra geral (9 vezes em 10), em uma van compacta convertida como Trafic, VW Transporter … com alguma iluminação, frigorífico com compressor, bomba de água, algo para carregar o telefone ou tablet, o modelo selecionado está sempre entre 90 Ah e 130 Ah. Com esta gama de capacidade energética.

 

Uma bateria não é suficiente, posso adicioná-las em paralelo?

Em paralelo, a capacidade (em Ah) é adicionada, em série, é a tensão (em V) que é adicionada. Geralmente, portanto, se uma única bateria não for suficiente, pode-rá colocá-las em paralelo (2, 3, 4… não há limite teórico).

Tenha cuidado, porém, não basta melhorar sua capacidade, instalar uma nova bateria em paralelo com outra já instalada há muito tempo. De fato, embora funcione no papel, a prática diz que para a instalação de baterias em paralelo elas devem ser estritamente idênticas : mesma marca, modelo, capacidade e mesma idade. Caso contrário, sempre haverá uma descarga da melhor bateria para a mais fraca. E como o melhor é muitas vezes o mais recente, seria uma pena danificá-lo prematuramente…

Como conectar uma bateria em paralelo?

É fácil: terá de conectar o + ao + e o – ao -! Ou seja, você tem que pegar tiras para conectar os terminais positivos entre si e os terminais negativos entre si e pronto.

E isso é tudo ? Não, um pouco de sutileza, no entanto, se quiser manter as suas baterias por muito tempo! As conexões devem ser cruzadas : ou seja, garantir que a corrente (carregando ou descarregando) passe simultaneamente por todas as baterias e não uma após a outra.

Além da autonomia desejada, é claro que deverá ter em consideração as suas rotinas de carregamento para carregar a bateria da sua autocaravana.

– Quanto tempo o motor funciona por dia (acoplador/divisor)?
– Existe um painel solar?
– Durante o acampamento num parque de campismo ou Área poderá se conectar a 230v?
– …

Baterias em paralelo

Bateria AGM, GEL ou Lítio: como escolher?

Vários usos devem ser definidos de acordo com o uso de sua van equipada:

  • Ocasional : dois ou três fins de semana mais duas a três semanas por ano
  • Regular : muitos fins de semana mais três a semanas por ano
  • Intensivo : vida a bordo 6 meses por ano
  • Profissional : uso diário
Bateria de Lítio

Bateria de lítio, para uso regular a intensivo ou profissional

Obviamente, para o desempenho, a bateria de lítio não tem nenhuma competição válida até o momento. Recarregada muito rapidamente, também possui um desempenho incomparável em relação às baterias convencionais . Além disso, as baterias de lítio que oferecemos são ajustadas para uso auxiliar: você pode substituir sua bateria gasta por uma de nossas baterias de lítio sem alterar sua rede elétrica!

Obviamente, o lítio é adequado para uso muito regular a profissional, não vale a pena para uso ocasional. Mas faz sentido para uso ativo porque traz muito mais corrente.

Bateria AGM e bateria Gel, para uso ocasional a regular

Resta a AGM e a GEL, ambas também são baterias muito boas e as que oferecemos são dedicadas ao uso auxiliar. Para uso ocasional a regular, AGM será suficiente. Assim que o uso for um pouco mais intenso, será necessário iniciar com a bateria GEL que tolera ainda um número maior de ciclos.

Bateria EZa Gel

Assim, tem o essencial nas suas mãos para escolher a bateria para a sua carrinha transformada ou autocaravana . Para que uma bateria dure muito tempo e forneça a quantidade máxima de eletricidade, ela deve ser mantida em carga da maneira mais otimizada possível.

ConsumidoresPotênciaCorrenteUse em H mais de 24 horasConsumo
wattsAmperesAh/h
Aparelho 1
Peson.d.
Potência

100 Ah, 120 Ah, 140 Ah, 80 Ah

Tabela Comparativa:

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