Bomba de Água de Pressão Fiamma 12V
Principais Características:
- Alimentação: 12V
- Peso: 1,370 Kg
- Altura máxima de subida de água: 3 metros
- Filtro anti-sujidade inoxidável para evitar a entrada de impurezas e prolongar a vida útil da bomba
- Inclui pressostato automático que o utilizador pode calibrar em corte e arranque. Acionamento Pressostato: 1,5 Bar
- Todas as partes da bomba em contacto com a água são fabricadas com materiais para uso alimentar
- Proteção contra o funcionamento a seco; funciona em qualquer posição: horizontal ou vertical
- De fácil manutenção: podem-se repor todos os componentes muito facilmente
- Inclui ligadores direitos e curvos para tubos de Ø13 mm de diâmetro (equivale a mangueiras Ø12mm de diâmetro)
- Modelo standard com rearmamento automático do pressostato a 1.5 Bar para os aquecedores com acumulador Truma
- Design robusto, fabricadas em Itália.
O acesso à água é um elemento essencial na vida dos caravanistas e autocaravanistas. O reservatório de água limpa abastece o veículo recreativo com a água necessária. Sendo assim, para que a água circule no sistema hidráulico do veículo, ele deve ser equipado com bomba de água 12V ou 24V. É o mesmo princípio que em nossa casa, quando abrimos as torneiras, a bomba liga e bombeia água do reservatório até á torneira.
Que tipo de Bomba escolher?
As bombas submersíveis, bombas exteriores e bombas de pressão são alguns exemplos de bombas de água.
Bomba Submersível: São instaladas diretamente no reservatório de águas limpas. Estas bombas por norma são de 12V ou 24V e ao abrir a torneira a bomba irá ser acionada.
Vantagens:
- Preço acessível: São as bombas de água a 12V mais baratas do mercado;
- Fácil de trocar: Em caso de avaria são fáceis de trocar;
- Resistente à geada;
- Baixo consumo de eletricidade;
- Silenciosas.
Desvantagens:
- Os interruptores da torneira podem enferrujar com o tempo e devem ser substituídos;
- Só as válvulas de contato elétrico fazem trabalhar a bomba submersível.
Bombas Exteriores: Ao contrário das bombas submersíveis, estas bombas são instaladas no exterior do reservatório embora o seu funcionamento seja idêntico ás bombas submersíveis, elétricas a 12V.
Bomba de Pressão: Possuem um pressostato interno que detecta as variações de pressão na tubagem.
A bomba é acionada quando abrimos a torneira e a pressão cai. No entanto, estas bombas poderão também conectar-se ao sistema elétrico a 12V e a mesma ser acionada através do interruptor da torneira (de forma similar ao funcionamento das bombas elétricas submersíveis).
Vantagens:
- Ruído moderado;
- Fluxo constante;
- Facilidade de instalação;
- Robustez.
Desvantagens:
- Ruídos: se a bomba for fixada numa superfície sólida, as vibrações podem gerar um ruído desagradável;
- Preço alto.
Notas:
A medição pode ter uma diferença de 2-3cm do correto.
O efeito da luz e a cor do monitor podem alterar a cor do produto.
De salientar:
As bombas são testadas em fábrica com água, por isso é possível que tenham restos de água ou humidade no seu interior e tenham aspeto de ter sido experimentadas.
Instruções de montagem:
Desligar o interruptor quando o depósito de água estiver vazio, durante a viagem e durante a noite.
Se a temperatura é abaixo 0, é absolutamente essencial esvaziar todo o circuito de água do seu veículo recreativo.
Drenar toda a água do tanque, abrindo a válvula de descarga.
Se não houver saída de descarga, abrir uma torneira deixando a bomba em funcionamento até que o tanque esteja vazio.
Tirar o tubo de aspiração da bomba, e deixá-lo ligado durante algum tempo com as torneiras abertas.
As bombas Fiamma podem funcionar em qualquer posição. No caso de montagem vertical, recomendamos fazer a instalação colocando o motor em cima e a cabeça em baixo para evitar possíveis danos causados por fugas.
As bombas Fiamma incluem uma placa de base antivibração a fim de reduzir o ruído e as vibrações, e por isso recomendamos a sua instalação sobre uma superfície sólida.
Devido às suas características técnicas, as bombas Fiamma podem ser instaladas até 9 metros de distância da saída do tanque.
Utilização com água a uma temperatura entre + 4° C / + 40° C.
Limpeza do filtro:
1. Periodicamente (e sempre no início e no fim de cada estação) desligar os suportes de borracha e desenroscar os 4 parafusos.
2. Retirar a tampa do filtro e depois retirar a rede de cobertura de aço inoxidável.
3. Lavar a rede com um jacto de água. Quando a voltar a montar, ter muito cuidado a reposicionar o vedante de modo a evitar infiltrações de água ou de ar na bomba. Quando voltar a montar a tampa transparente do filtro, certifique-se de que utiliza a linha já existente. Rodar o parafuso um quarto de volta na direção oposta e depois enroscar. Para um bom funcionamento, não deve haver infiltrações de ar no sistema. A bateria deve ser superior a 10 Volts.
A Campinet recomenda:
– Drene completamente a bomba e o sistema de água da sua caravana ou autocaravana antes de cada inverno.
– Se possível, instale um interruptor ou disjuntor para desligar a energia da bomba quando o seu veículo de lazer não estiver em uso ou quando o tanque de abastecimento de água estiver vazio.